24X7 – Referência ao que fica aberto 24 horas durante os 7 dias da semana. É o caso das lojas no comércio eletrônico.
ADSENSE – Programa de Anúncio da Google onde as empresas podem anunciar automaticamente em Websites com conteúdo relevante.
ADWORDS – Serviço de publicidade do Google, aonde os sites fazem anúncios pagos que aparecem nas páginas de resultado do Google, na parte superior, na lateral direita e na rede de Display.
AFILIADO – Programa onde uma empresa ou individuo que quer expandir seu mercado paga a promotores independentes na internet para vender ou promover seus produtos. O pagamento é baseado no CPA (Cost Per Action), ou seja, se vender algo, inscrever uma pessoa num programa, e etc.
ALT ATRIBUTE – Uma marcação ou atributo dado a uma imagem que ajuda os motores de busca saber do que se trata a imagem ou objeto.
ANALYTICS – Ferramenta do Google, utilizada para verificar como esta sendo o acesso a um site, exibe dados como: número de visitas, número de visitantes únicos, taxa de rejeição, tempo médio no site e muitas outras informações.
B2B OU BUSINESS-TO-BUSINESS – Transações de negócios realizadas entre empresas através da Internet.
B2C OU BUSINESS-TO-CONSUMER – Venda de produtos feitos na Internet diretamente para o consumidor final.
BACKOFFICE – É a gestão interna de uma operação em e-commerce. Este processo inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, clientes, relatórios e etc.
BANNER – Propaganda em forma de imagem gráfica utilizada na página da Internet. Normalmente, possui um link direcionando para um site promocional ou que traga mais informações sobre o produto, serviço ou empresa.
BLACK HAT – São práticas antiéticas de SEO para posicionar bem um site em buscadores como o Google.
BLOG – é um site, ou uma área de um site voltado a disponibilizar informações sobre a empresa ou sobre um assunto específico, deve ter uma área para comentários dos visitantes.
BUSCA ORGÂNICA – Tráfego vindo do bom posicionamento orgânico (gratuito) em ferramentas de busca como o Google, em que os resultados são listados de acordo com a palavra-chave procurada.
CANONICAL TAG – Quando duas páginas ou mais têm o mesmo conteúdo (ou muito parecido), o conteúdo duplicado distribui a “força” dessas páginas entre elas. Com o uso da canonical tag, as ferramentas de busca transferem a autoridade de uma página para a outra.
CAUDA LONGA – São as palavras-chave que possuem um número baixo de buscas, mas que são muito boas para conversão. Geralmente, possuem um maior número de palavras chaves.
CERTIFICADO DIGITAL SSL – (Secure Sockets Layer) Protocolo de segurança para troca de informações sigilosas na Internet.
CLICK OU CLIQUE – Quando o usuário seleciona qualquer elemento da página, como um link ou banner, usando a tecla do mouse.
CÓDIGO FONTE- Arquivos codificados que geram o site. A maioria dos sites utiliza uma linguagem HTML.
COOKIES – São arquivos inseridos no navegador do usuário quando ele visita um site. Esse arquivo tem informações básicas como IP, preferência de idioma, etc. Em visitas futuras o site é possível identificar esse visitante e suas preferências.
CPC – Custo por Clique. É uma forma de cobrança de serviços como anúncios pagos (Adwords, por exemplo), no qual o pagamento é feito pelo número de cliques.
CPA – Custo por Aquisição. É uma forma de cobrança como o CPC, calculada em cima das conversões realizadas, e não dos cliques.
CPM (Custo por Mil) – Forma de cálculo para pagamento de anúncios. Um determinado valor é cobrado a cada mil vezes que um anúncio é impresso.
CRM – Customer Relationship Management (Gerenciamento do relacionamento com clientes). Softwares de CRM oferecem soluções para gestão de relacionamento com clientes, como organização e armazenamento de informações e controle de contatos (conversas, reuniões realizadas, agendamentos, etc.).
CTR – Sigla para Click through Rate, é o número de cliques dividido pelo número de impressões (visualizações) de um anúncio exibido, por exemplo, em serviços como Google Adwords. É importante para avaliar o desempenho dos anúncios, pois um anúncio com CTR baixo tem poucos cliques em relação a visualizações e geralmente custa mais caro, devendo ser otimizado.
EBOOK – É um Material educativo sobre algum assunto da área de atuação de uma empresa. São mais densos que posts em blogs e exploram mais a fundo o tema.
E-COMMERCE- é um site com o objetivo de vender produtos ou serviços.
E-MAIL MARKETING – E-mail com objetivo comercial, de vender ou divulgar alguma promoção, produto ou serviço ou levar uma informação ao cliente.
E-PROCUREMENT – Site que tem por objetivo a aquisição de mercadorias, geralmente suprimentos.
E-ZINE – Revista on-line enviada com regularidade a uma grande quantidade de leitores.
ERRO 404 – Página de erro aparece quando um código de resposta que indica que o servidor não pôde encontrar o que foi solicitado, como uma página no site que não existe mais.
EXTRANET – É uma rede de computadores interligados exclusivos, montada, normalmente, para comunicação e desenvolvimento de negócios entre uma empresa, seus clientes e fornecedores.
FACEBOOK – Rede social muito utilizada no Brasil e com crescente número de usuários.
FAN-PAGE- é uma espécie de um perfil, criado no Facebook, porém voltado para área comercial. Ele é utilizado para divulgar empresas, profissionais liberais ou mesmo Blogs.
FAQS – (Frequently Asked Questions). São as dúvidas mais frequentes dos visitantes de um site com a apresentação de suas respectivas respostas. É uma forma de facilitar o trabalho do call-center e suportes.
FLASH – Linguagem de programação que torna possível a animação de textos e figuras na Internet de forma interativa.
FEED – Arquivo gerado pelos blogs e sites, com suas últimas atualizações que são enviadas aos usuários automaticamente.
FORMULÁRIO DE CONVERSÃO – Campo que o visitante preenche em troca de algo (uma oferta, um cadastro para newsletter, entrar em contato com a empresa, etc.).
FTP – (File Transfer Protocol). É uma maneira mais rápida de transferir dados entre computadores interligados à Internet.
FUNIL DE VENDAS – Representação em pirâmide invertida dos diferentes estágios em que os potenciais clientes de uma empresa estão no processo de venda.
GATEWAYS DE PAGAMENTO – São interfaces utilizadas por empresas de e-commerce que servem para a transmissão de dados entre clientes, comerciantes e seus bancos.
GIF – Abreviação de Graphic Interchange Format. É um formato gráfico com grande capacidade de compressão. A maioria das imagens na Internet é um GIF.
HEADING TAGS (H1, H2, H3) – Recursos de programação HTML para apresentar os títulos e subtítulos de uma página. A tag H1 é um dos elementos mais importantes de uma página e é um dos critérios analisados pelo Google para posicionar o seu site nos resultados de busca.
HIPERLINK – Conteúdo clicável em uma página que leva para outra página, site ou outra parte da mesma página. Pode estar inserido em um texto, botão ou imagem.
HOME PAGE – É a primeira e mais importante página de um site.
HOSPEDAGEM – É o processo de armazenagem de páginas na Internet em um computador denominado servidor. Este equipamento está conectado ininterruptamente a uma rede mundial que liga os computadores.
HOST – Computador conectado à Internet onde um site é hospedado para poder ser acessado pelos usuários.
HOT SITE- um pequeno site voltado a promover especificamente um produto ou serviço de uma empresa.
HTML – (Hypertext Mark-up Language), É uma linguagem de marcação utilizada para programação de páginas na web.
INTRANET – O conceito é o mesmo da Internet, mas o acesso não é aberto, ou seja, apenas pessoas autorizadas podem acessar uma Intranet. Normalmente, é usada por empresas ou instituições para comunicação entre os funcionários.
IP – (Internet Protocol). É um protocolo utilizado para trafegar os dados da Internet, utilizado para referenciar o endereço IP que é um número único que cada conexão de Internet possui.
JPEG – (Joint Photografic Expert Groups). É um formato de arquivo de imagem utilizado com frequência na Internet.
KEYWORDS – mesmo que Palavra-chave.
KEYWORDS STUFFING – Técnica de Black Hat que visa melhorar o posicionamento de um site na busca orgânica, por meio da repetição de uma palavra-chave dentro de uma página.
LANDING PAGE – Qualquer página que sirva como porta de entrada de um visitante do seu site, costuma ser mais utilizada como uma página criada com um propósito específico de conversão. O caso mais comum é a página com o formulário para conversão de visitantes em Leads.
LAYOUT – É como uma página é desenhada. O layout de uma página vai depender da criatividade e do conteúdo que ela vai conter, pensando sempre na melhor usabilidade para o usuário.
LEAD – Pessoa que deixou seus dados em um formulário de conversão e demonstrou interesse na empresa, produtos ou serviço, podendo ser considerado um potencial cliente.
LINK – Conexão entre duas páginas ou dois sites. Quando o Internauta seleciona uma palavra ou figura com link é levado ao assunto desejado, que pode estar em outra página do site ou mesmo em outro site.
LINK BUILDING – É o processo de conseguir mais links externos para o site com o intuito de melhorar o posicionamento nas ferramentas de busca. Deve ser feita de forma natural, com outros sites relevantes e que atuem no mesmo mercado ou próximos, o Google penaliza sites com troca de links irrelevantes ao usuário.
LINKS PATROCINADOS – São anúncios pagos exibidos com destaque em páginas de resultados de uma busca ou em sites afiliados (rede de Display). Em muitos casos o termo é usado como sinônimo do Google Adwords. Na página de resultados, são exibidos de acordo com as palavras-chave usadas na busca e na rede de display, de acordo com o tema relacionado.
LOGIN – Identificação de um usuário na rede solicitada para serviços exclusivos ou personalizados. O login é formado por uma senha e uma identificação.
LOGOUT – Ação realizada para sair de uma página na qual o usuário tenha feito o login.
MAILING LIST – Lista de distribuição de endereços eletrônicos ou e-mails.
META DADOS – São os dados que falam para as ferramentas de pesquisa sobre o que se trata um site ou página.
META DESCRIÇÃO (Meta Description) – É uma breve descrição de uma página, que aparece nos resultados das buscas e auxilia a atrair visitantes ao site, pois resume o conteúdo da página nos resultados dos buscadores.
META TAGS – são informações que ficam dentro do código HTML e que não são visíveis ao visitante. São muito importantes para os mecanismos de busca. As metas tag mais importantes são: Title (título da página) e Description (descrição da página).
MOBILE – Termo usado para se referir a celulares ou dispositivos móveis.
MOBILE MARKETING – Uso de dispositivos móveis para atividades de Marketing.
NO FOLLOW – Atributo posto em links para que não sejam rastreados pelas ferramentas de busca, de modo a não passar autoridade para a página de destino.
OPT-IN – É a escolha de optar por receber informações via e-mail ao inscrever o endereço de e-mail em um formulário de um site, dando assim permissão para entrarem em contato com o usuário.
PAGE VIEWS – Número total de vezes que uma página é visualizada pelos Internautas.
PAGE RANK – Algoritmo para avaliar os sites em uma escala de 0 a 10, que engloba uma série de fatores de avaliação, como a estrutura, número de pageviews, taxa de rejeição, relevância do conteúdo, links etc.
PAGE TITLE – Texto que aparece na aba de seu navegador quando abre uma página e também como linha de destaque na página de resultados. É um dos elementos mais importantes em SEO, então deve conter as palavras-chave de maior importância de cada página do site.
PALAVRA CHAVE – resume o tema principal de um texto, frase, parágrafo etc. É baseado nesses termos que são feitos os esforços de otimização de uma página. Indica os termos que o usuário utiliza ao fazer uma busca.
POP UP – Janelas flutuantes que se abrem sobrepondo a tela do browser. Muito utilizada para notícias importantes ou promoções, é uma propaganda invasiva.
REDE DE DISPLAY DO GOOGLE- Grande rede de sites (blogs, portais, etc.) em que os anúncios de campanhas do Google Adwords são exibidos.
REDIRECIONAMENTO 301 (REDIRECT 301) – Direcionar uma página para outro endereço.
REMARKETING (OU RETARGETING) – Exibição de anúncios após a visita de um usuário a um site acontece pela instalação de cookies no computador do usuário.
ROI (Return on Investment) – É a relação entre o dinheiro ganho ou perdido e o que foi investido em seus esforços de marketing.
ROBOTS.TXT- É o arquivo que informa aos sites de busca o que não deve ser indexado.
SEM (Search Engine Marketing) – Conjunto de estratégias de marketing com o objetivo de promover um site nas páginas de resultados dos buscadores. Geralmente o SEM é dividido entre SEO e anúncios em Links Patrocinados.
SEO (Search Engine Optimization) – Conjunto de técnicas, estudos e métodos que visam melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca.
SITEMAP – Arquivo com uma lista de links de onde se podem alcançar todas as páginas de um site, ou as mais importantes.
TAXA DE CONVERSÃO – Porcentagem de visitantes que realiza a conversão desejada. Se a taxa de conversão de uma Landing Page for 60% isso quer dizer que 60 em cada 100 visitantes viraram Leads.
TAXA DE REJEIÇÃO – Percentual de pessoas que acessaram um site e entraram em uma única página. São pessoas que encontram todas as informações que precisam em apenas uma página ou é a pessoa não gostou do conteúdo do site e saiu.
TESTE A/B – Teste feito com duas versões diferentes de uma página, para avaliar qual tem o melhor desempenho.
WEB ANALYTICS – É a ação de mensurar, coletar, analisar e reportar os dados da Internet, com o propósito de entender e melhorar a usabilidade dos usuários e melhorar os resultados das ações em seu site e outros canais digitais.
WEB DESIGNER – Profissional responsável pela criação de sites para web.
YOUTUBE – Mídia social de compartilhamento de vídeos.
XML – Linguagem e protocolo de comunicação entre sistemas que permitem troca de informações, dados e procedimentos.