Buscar:

Promovendo suas capacidades - Marketing de Serviços na Exportação

Desenvolvendo sua mensagem mundial

 

Em ordem de estar apto a beneficiar dos ciclos de vidas dos serviços (veja capitulo 2) e criar novos, serviços customizados, o foco de seus esforços promocionais devem estar nas capacidades de sua empresa menos que nos serviços que você entrega. Quando pensar sobre a mensagem que você quer transferir para seus materiais de marketing, esteja em mente que matérias são benéficas para os consumidores que eles terão de seus serviços. Você ira querer criar uma mensagem de benefícios que você desenvolveu (veja capitulo 4) e de exemplos para dar apoio à mensagem, como:

 

- Adaptações de seu serviço para diferentes mercados e grupos de clientes;

- Aplicações especializadas de seu serviço;

- Dificuldades circunstanciais sobre na qual você teve uma performance de sucesso, e.

- Exemplos de experiências anteriores com clientes externos.

 

A palavra tem que cobrir 2000 paises e sub-culturas entre paises. Enquanto sua empresa não ira focar toda a audiência, você ira precisar em pensar através das implicações culturais de sua mensagem promocional por causa da natureza global da Internet. Você ira querer desenvolver uma mensagem promocional e dar apoio a materiais que podem ser adaptados o mais fácil possível a diferentes culturas. Alguns dos fatores que podem variar de cultura para cultura incluem a significância de diferentes cores, os tipos de figuras ou imagens que são apropriadas e a interpretação de uma terminologia especifica. Será importante ter os seus materiais de marketing revisados por pessoas do mercado que você esta focando em ordem de estar certo que você identificou apropriadamente as sensibilidades culturais.

Na promoção de suas capacidades, você tem três ferramentas primarias: seu cartão de negócios, seu website ou sua presença on-line e uma brochura de capa dura.

 

_____________________

Cartões de negócios: sua mais importante ferramenta de marketing

 

Para encontros pessoais, sua mais importante ferramenta de marketing é seu cartão de negócios. As pessoas irão telo e lembrar de você por ele e ficarão com ele por um longo período depois de você ter ido embora. Na ausência de uma amostra de serviço seu cartão de negócios irá especialmente importante otimizar seus clientes potenciais pelo nível de qualidade de seus serviços.

Tire seu cartão de negócios e olhe para ele como se você estivesse vendo pela primeira vez. Que impressões fazem em você? Ele parece profissional? As informações de endereço estão claras e completas? Ele leva endereço de e-mail e website para indicar que você esta acessível?

Quando clientes potenciais olham para seu cartão, eles irão fazer suposições inconscientes sobre ele enquanto você estiver esperando para investir recursos para fazer um bom trabalho (baseado em como o cartão aparece com design profissional ou seu tipo), quando você for qualificado (baseado na presença ou ausência de credenciais), quando você pensar internacionalmente (baseado na presença ou ausência do nome de seu pais em seu endereço) quando você estará fácil de ser contatado (baseado na presença ou ausência de seu endereço eletrônico) e assim por diante.

Você ainda ira precisar pensar no uso de outras línguas. Uma aproximação pratica é em usar o verso de seu cartão para a língua do mercado que você esta focando. Para manter sua imagem profissional o lado do cartão deve ser livre de erro e levar sua logo.

 

_____________________

Presença on-line: validando sua competência

 

Algumas pessoas incorretamente comparam ter um website com sucesso em e-trade, ou ao menos de ser o primeiro passo para o sucesso. Na realidade, sua empresa pode ser ativada on-line sem ter seu próprio website. Criando um website que espere sozinho é igual a ter um escritório em uma viela: como as pessoas irão saber que você esta lá? Será melhor para você ativar o e-marketplace em que seus clientes potenciais navegam, menos que tentar atrair consumidores de fora de e-marketplaces para seu site que espera sozinho.

Para um numero de serviços, pensam, que as expectativas de consumidores potenciais estejam aptas a validar as capacidades das empresas pela revisão do website de sua empresa. Isto significa que, ao menos que você não espere em vender serviços na internet, esta começando a ser mais critico em ter uma presença na web. Tendo seu próprio website (menos que ter uma só webpage no site de alguém) ira permitir a você adaptar seu material na base do feedback de seus consumidores e juntar seu website com sites complementares. Você ainda pode usar o site para adicionar valor a serviços que você oferece.

Portanto, websites levam tempo e recursos para desenvolver como recursos dedicados para serem mantidos, atualizados, e prover interação pessoal para os visitantes. O desenvolvimento do website deve ser tomado no contexto dos objetivos totais de sua empresa em ordem de maximizar o retorno do investimento.

 

 

Tipos de websites

 

Quando a internet começou a ser desenvolvida como espaço comercial, as únicas opções que as empresas tinham eram em criar websites de domínios ou que esperavam sozinhos, para que as empresas ficassem registradas e ganhassem um domínio próprio. Agora existem duas outras razoes (veja caixa abaixo). Sites de shopping, ou lojas de frente on-line, são websites segurados por um portal ou e-marketplace. Empresas em essência alugam escritórios de serviços de internetpelo tempo que elas desejam, e deixam a responsabilidade para promover o site, dirigindo o trafico para ele e estando certos que as funções são atualizadas apropriadamente. Uma entre funções existe um site apontando, ex. uma web page que reside um site e-marketplace, mas, quando selecionado, leva o visitante diretamente para o seu website. Neste instante, os benefícios de sua empresa dos esforços promocionais e de geração de trafico do e-marketplace anfitrião.

 

 

Características dos websites de sucesso

 

Se você ira ter um website, você precisa estar certo que suas funções refletem bem em você. A caixa abaixo prove algumas idéias sobre como estar certo que seu website e um usuário amigável o mais possível.

 

Características de um site fácil de usar

O Website deve:

- Baixar em menos de três segundos;
- Baixar o texto primeiro que os gráficos;
- Baixar a pagina subseqüente em um segundo;
- Não requerer tecnologia extra para ser baixado;
- Dar a informação desejada em dois ou menos clices;
- Dar textos explanatórios quando o mouse passa pelos índices;
- Dar valor imediato na primeira pagina;
- Dar um fácil retorno para a home page.


O Website deve conter padrões de características de assistência:

- Artigos informativos e novas instruções;
- Uma função de busca;
- Respostas para perguntas freqüentemente perguntadas;
- Links para sites relacionados.

O Website deve prover informações grátis que adicionem valor, como:

- Tipos estratégicos para o sucesso;
- Instruções de “como fazer”;
- Ferramentas de avaliação própria;
- Guias para tomar decisões;
- Guias para seleção de fornecedores;
- Estrutura para comparação de opiniões.

 

Conteúdo promocional de seu website

 

Enquanto você deve focar em prover valor para o visitante, você também precisa prover uma confirmação das capacidades de sua empresa. Incluindo os tipos de características dos materiais que irão ajudar a você a fazer:

- Lista de consumidores selecionados. Os nomes de clientes atuais ou formados encorajarão consumidores potenciais a selecionar sua empresa como sua provedora de serviços? Se sim, então você ira querer desenvolver e colocar uma lista representativa de consumidores (você terá que obter a sua permissão para a lista).

- Recomendações de consumidores formados. As suas brochuras provêem registros de suas performances passadas? Testemunhos de consumidores? Se não, você pode desenvolver qualquer peça adicional ou inserções de tais informações? Não se esqueça em incluir recomendações de clientes do governo.

- Outros materiais de suporte. Você mencionou algum premio por excelência? Certificações? Parceiros bem conhecidos? Membros de associações?

- Cobertura de mídia. A sua empresa teve cobertura em artigos de jornais ou de revistas? Se sim, você reproduziu copias ou excerto para a inclusão em suas brochuras ou proveu links para os sites de mídia?

 

Um meio para reforçar sua credibilidade é colocar link de seu site ao site de sua associação industrial ou em induzir a incluir material de padrões de sua industria e sua empresa entre eles. Similarmente, se o departamento do governo cobrir sua industria com um website que apresenta as capacidades da industria nacional ou carregar um database da industria, você ira querer em colocar um link seu web site com este site.

 

Promovendo seu website

 

Você deve ter uma estratégia para promover seu website:

- Desenvolver um plano de comunicação antes de lançar o site.

- Registrar seu site em mecanismos de busca comum.

- Ter o seu site listado em sites de lançamentos e de novidades (veja a caixa abaixo).

- Colocar o seu em outros materiais promocionais.

- Assegurar que sus links mais importantes a sites relevantes.

- Posicione links outbound para dois ou três advogados abaixo em seu site para assegurar que os visitantes olham através de seu site antes de clicar.

- Esteja certo que seus links mais importantes estão estruturados assim podem dar um retorno de volta para os visitantes de seu website.

 

 

____________________

Brochuras promovendo suas capacidades: seu livro encadernado “deixado para traz”

 

Se você tem materiais promocionais de capa dura, você terá que estar certo que eles reforçam a imagem profissional que você criou em seu cartão de negócios e sua presença on-line. Este material deve ter um design de uma classe mundial e dar apoio a sua credibilidade.

Com o cartão de negócios e o website, você precisara rever estes materiais com as características das questões em mente:

- As suas brochuras demonstram aos consumidores que você é um provedor de serviços de primeira classe?

- Eles estão decididos? Claros? Lustrosos? Precisos? Convidativos? Aceitáveis ao meio? Apropriados culturalmente? Se não, você precisara ter um design firme para ajudar a você a desenvolver materiais apropriados.

- As brochuras estão organizadas pelos seus benefícios ou soluções para clientes potenciais, menos que nas características de sua empresa?

 

Se você obtém todos os seus negócios por referencias, você talvez não precisara nada mais que um cartão de negócios. Mas, particularmente em novos mercados, as pessoas usualmente se sentem mais confortáveis se eles tem materiais promocionais para revisar.

 

_____________________

Promovendo suas capacidades on-line

 

A Internet oferece muitos meios para promover suas capacidades e estabelecer a reputação de sua empresa. Por causa da cultura que a internet é baseada nas trocas livres de informação, você pode realmente participar em discussões ou grupos em conferencias on-line ou lançar iniciativas baratas de marketing de massa. Atividades promocionais tem que ser planejadas cuidadosamente, portanto, a comunidade on-line – incluindo seus consumidores potenciais – não ira apreciar flagrantes de anúncios ou promoção própria.

 

 

Grupos de discussão

 

Mais de 10 milhões de pessoas participam de mais de 100.000 grupos de discussão, que são geralmente gratuitos ou de baixo custo. Cada vez mais, estes grupos estão migrando para e-marketplaces. Eles focam tópicos específicos e eles podem estar em meios efetivos de estabelecer você mesmo como experts, provendo que você oferece comentários de valor adicionado e respostas para questões e opiniões para os usuários. Aqui estão alguns tipos de participações de sucesso nestes grupos:

- Monitorar o grupo inicialmente para ver se a união esta valendo a pena.

- Leia as mensagens por um instante sem colocar qualquer mensagem ou responder a você mesmo antes de entender as preferências e padrões do grupo.

- Use arquivos, sig para aumentar sua visibilidade, customizando sua linha de etiqueta para ser relevante para o foco do grupo (O arquivo, sig é colocado para ser automaticamente anexado para e-mails a serrem enviado, grupos postings, dá nome e informações de contato para o que envia e, portanto o que envia pode querer incluir no arquivo).

- Coloque uma mensagem somente se você tiver um real valor a adicionar a discussão.

 

Esteja segurado que monitorar grupos de discussão consome tempo. Você deve assim escolher seu grupo cuidadosamente. Com o e-mail, o uso de anúncios declarados no meio de discussões não é apropriado.

Conferencias virtuais feitas por associações e outros corpos também oferecem oportunidades de estabelecer em si mesmos como expert em itens particulares. O mais tarde que o grupo de discussão esteja andando, com tópicos postos para respostas ou comentários e contribuições anexadas para leitores participantes.

Você também pode usar salas de chats em tempos reais (ex. grupos de discussão interativos na internet.) e mensagens instantâneas (um tipo de serviço de comunicação que alerta a você quando alguém em sua lista da sala de chat privada esta on-line) isto significa a construção a mais de sua reputação profissional.

 

 

Marketing de massa através de listas de correios

 

Se você tipicamente promove seus serviços através dos correios, assim você pode querer fazer o mesmo on-line. Você pode enviar mensagens de marketing on-line para empresas registradas em publicidade disponíveis em listas de endereços de e-mails (veja a caixa abaixo). Estas mensagens podem ser usadas para promover serviços, premiar anúncios ou promover eventos, ou solicitar novos consumidores. As listas são geralmente organizadas por itens de matérias e quando posta a mensagem para uma lista de correios particular é enviada para todos aqueles que escreveram a lista.

 

Existem três tipos de listas gerais: listas moderadas (screened), listas não moderadas e assimiladas (subscritores para receber compilações de mensagens assimiladas menos que mensagens de e-mails individuais).

Você pode gerar sua própria lista de correio pela seleção de endereços de e-mails de seu database de contatos, registrados em seu website, subscritos para suas circulares on-line, etc. Listas de correios podem ser um meio barato de alcançar um largo numero de consumidores alvos, especialmente sobre uma aproximação de marketing de massa (ex. para serviços não customizados). Portanto, alguns destinatários podem perceber sua mensagem como cartas de refugo. Se você decidir em usar listas de correio, aqui estão alguns tipos:

- Escolha uma lista de subscritos que tenha uma adequação próxima a sua audiência alvo (ex. oficiais de procura do governo se você esta vendendo um sistema de informações geográficas municipais).

- Monitorar o comportamento e padrões de lista de correios antes de enviar as mensagens.

- Teste a maior parte de e-mails para audiências amigas antes de envia-las para sua audiência alvo.

- Componha cuidadosamente a linha de assunto para encorajar os leitores a abrir a sua mensagem.

- Assegure-se que sua mensagem esta focada no assunto.

- Tenha uma ação para chamar em sua mensagem para encorajar seus leitores a responder ou a visitar seu site, e assim tenha um processo em lugar de identificar qualquer resposta recebida.

- Use um arquivo.sig para tornar mais fácil a identificação da origem da mensagem para você.

- Mantenha sua mensagem pequena.

- Deixe as pessoas saberem por que estão sendo escolhidos para o marketing de massa.







Entre em contato para tirar suas dúvidas:

Todos os campos são de preenchimento obrigatório!

Enviar