Buscar:

Características de um plano de marketing de exportação - Marketing Internacional

A primeira proposta de um plano de marketing tem dois lados. O primeiro é um documento que descreve os componentes básicos na jornada da exportação. Segundo é para atualizar um plano resultante de muitos pensamentos e reflexões, pesquisas e analises concentrando o que é necessário para começar, afinando os tons e carregando uma caminhada de sucesso. O plano não é considerar uma peça final de trabalho para ser deixada de lado e esquecida. É um documento de um trabalho dinâmico que deve ser constantemente revisado e revisto a partir de que a empresa adquirir mais experiência, dados e feed back do mercado. A atenção constante do planejamento é mais importante que o plano em si.

A formulação do plano de marketing de exportação é um processo criativo. Agora dois planos devem ser olhados com gosto e cada plano deve ser customizado com uma empresa em particular, produtos particulares e mercados particulares. Apesar de tudo, bons planos de marketing dividem-se com algumas características comuns. Um compreensivo plano deve ter os seguintes componentes:

- Antecedentes da empresa: uma analise básica da missão da empresa, objetivos, recursos, produtos, mercados alvos e concorrência.
- Analise SWOT: uma analise de forças, fraquezas,l oportunidades e ameaças no contexto da exportação.
- Estratégia de marketing: apresentação coerente do investimento da proposta de esforço de marketing de exportação.
- Programa de ação resguardando o produto, distribuição, preço, promoção e etc.
- Orçamento e quadro de tempo: justificativa e alocação monetária e recursos administrativos com tempo enquadrado.

Os antecedentes da empresa revisão essencialmente a missão da empresa e seus objetivos, seu histórico de desenvolvimento, administração e outros recursos, e a experiência de negócios. Assim, deve cobrir os seguintes pontos:

Produtos e serviços a serem oferecidos, incluindo a avaliação da posição da concorrência em produtos e serviços e suas características.
Descrição do mercado alvo ou mercados: seleção de segmentos de mercado; descrição das características dos consumidores e necessidades.
Uma avaliação da jornada da exportação dos concorrentes, incluindo tendências tecnológicas.

A analise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) visa revelar as vantagens competitivas como também a analise da perspectiva de vendas e lucratividade. Isto é às vezes baseado na analise de fatos e suposições sobre a empresa e nos descobertos pela pesquisa de mercado. A revisão das forças e ameaças da empresa em relação à concorrência é essencial para ter uma posição competitiva. Esta avaliação do ponto de vista da concorrência deve considerar os seguintes aspectos:

- Uso de tecnologia;
- Design, estilo e marca registrada;
- Qualidade do produto, controle de qualidade, ciclo de vida do produto;
- Complementos da linha de produção;
- Serviço ao consumidor;
- Material bruto dos fornecedores;
- Estrutura de distribuição e custos, preços.

A revisão das oportunidades e ameaças no mercado devem complementar a analise da empresa sobre as forças e ameaças. O meio de identificar a melhor oportunidade de negócios e direções para o crescimento. Esta analise será aprovada na base de informações incompletas sobre o mercado. Os diretores da empresa terão que ter algumas suposições sobre o futuro. Eles deverão desenvolver alguns cenários para os futuros negócios no seu meio.

A estratégia de marketing reflete em tentar resumir uma aproximação total para a jornada da exportação. A estratégia escolhida deve refletir nas respostas das seguintes perguntas: A empresa deve entrar no mercado externo de uma forma grande? São os preços mais baixos essenciais para o sucesso? A diferença dos produtos fará um papel posição de competitividade? Uma campanha de promoção em larga escala será necessária?

A estratégia escolhida deve refletir no julgamento administrativo da maioria dos meios efetivos para sobrepor os problemas e explorar as oportunidades identificadas na analise SWOT. A analise e suas formulações das estratégias devem ser cruzadas bem perto.

Os estudos de caso irão mostrar, a cobertura das estratégias de marketing uma grande variedade de características, incluindo:

- A escolha do mercado externo;
- Identificação e escolha de importadores/agentes/distribuidores;
- Arranjos de distribuição;
- Adaptação de produtos;
- Embalagens, rótulos, marca;
- Adicionando valor ao produto básico;
- Uso de feiras de negócios/mostradas como ferramentas de promoção;
- Financiamento das exportações;
- Procedimentos administrativos para a exportação;
- Negociação de termos de contrato e condições;
- Pesquisa de mercados externos;

Plano de marketing de exportação especifica as ações a serem tomadas na implementação de estratégias de marketing e como realizar objetivos estratégicos. Acrescentando o resumo da implementação de procedimentos, eles irão refletir em decisões nos seguintes aspectos, entre outros;

- Métodos de venda;
- Examinando e selecionando os distribuidores e agentes externos;
- Métodos de compensação de distribuidores e agentes;
- Contrair consumidores;
- Política de preços e procedimentos;
- Adaptação de produtos.

Um orçamento deve ser estabelecido. Isto deve cobrir aspectos como recursos financeiros, uso destes recursos e a previsão da posição financeira da jornada da exportação depois de três a cinco anos. Finalmente, um quadro das atividades deve ser desenvolvido.







Entre em contato para tirar suas dúvidas:

Todos os campos são de preenchimento obrigatório!

Enviar