Buscar:

O ciclo de vida dos serviços e dos produtos - Marketing de Serviços na Exportação

 

Na classe do modelo de ciclo de vida dos produtos, uma empresa madura em seu mercado domestico antes de começar a exportar para fora, com a corollary que deve ser ao menos de médio tamanho. Para empresas de serviços, especialmente estes que provem negócios e serviços profissionais, o crescimento normalmente ocorre no mercado global e empresas começam a exportar em qualquer tamanho. De fato algumas empresas de serviços não têm mercado domestico, somente uma clientela internacional. Uma empresa nunca é pequena para serviços de exportação.

E pensando através de uma estratégia de exportação, é importante manter em mente em que serviços desenvolver. Em geral, existem três estágios na inovação do ciclo:

 

Estagio I         Um novo serviço é criado para identificar necessidades não encontradas.

Consumidores estão usualmente não sensíveis a preço e irão pagar um preço extra de ate 10% para serviços de alta qualidade.

Estagio II        O novo serviço é adaptado para novos grupos de clientes.

Como o controle de qualidade é bom, consumidores não estão sensíveis a preço.

Estagio III      O serviço se torna uma comoditie comum que é intercambiável com serviços semilares providos por outras empresas.

                        Consumidores tipicamente são sensíveis a preços altos (ex. serviços de auditoria).

 

Desde que um exportador tenha comunicações extras e custos de transportes, é difícil ser lucrativo no Estagio II. Ao menos, que um queira idealmente estar identificado com as necessidades não encontradas como custos colocados fora com margem extra que os consumidores irão pagar para um novo e customizado serviço.

Inovações em curso é critica para a competitividade na exportação. Esta inovação pode ser no design de um serviço, no jeito que este serviço é entregue ou na estrutura organizacional usada para dar apoio ao design do serviço ou entrega. Geralmente falando, empresas de serviços são fracas na administração do processo de inovação, permitindo isto ocorrer casualmente.







Entre em contato para tirar suas dúvidas:

Todos os campos são de preenchimento obrigatório!

Enviar