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Sucesso no network - Marketing de Serviços na Exportação

Sucesso no network

 

Nenhum de nos consegue sobreviver nos negócios sem um forte network de informação e recursos de referencias. Em nosso mercado interno, você indubitavelmente já tem o network no seu lugar, compreendendo velhos colegas de classe, parentes, colegas de trabalhos passados ou lazer e amigos. Seu network pode ter desenvolvido sem um consciente planejamento.

Para ter sucesso como exportador você precisara replicar seu sucesso no seu networking interno para seu mercado alvo. O fator critico aqui é colocar o espírito para o network – reconhecendo o network como importante não perda de tempo. O network é valido não somente por causa das informações que você colhe, mas por causa do censo de cooperação ou da boa reputação que você criara.

 

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Aproximação do network

 

Visto que um network é de tanta usuabilidade, sua aproximação é essencial para a sistematicabilidade do network. Como você teve planejado para o desenvolvimento de negócios, você precisa ter planos específicos para o desenvolvimento e sustentabilidade do seu network de contatos para seu mercado alvo. Em ordem em desenvolver um bom network em seu mercado alvo, você deve estar apto a responder os seguintes tipos de questões:

 

- Em cada organização/evento você precisa estar visível? 

- Em que grupo de discussão on-line você precisa estar visível?

- Que tipos de recursos de referencias você precisa, e aonde/como você pode acha-los?

- Quem pode influenciar clientes potenciais para escolher você, e como você pode acha-los?

- Quem são os atuais advogados para você que podem introduzi-los a outros?

 

O meio mais eficiente para começar a construir seus contatos internacionais é usar eventos que tragam pessoas com interesses similares juntos: conferencias profissionais, seminários internacionais, etc. Os serviços de sua associação industriais podem estar aptos para ajudar a determinar que eventos podem ser os mais apropriados. Você terá mais sucesso se contatar organizadores de eventos livres de tempo e pergunte por uma lista de participantes com informações de contatos. Identificar as empresas que você quer encontrar e agendar reuniões, ou ao menos passar fax a eles com cartas dizendo que você estará comparecendo ao evento e gostaria de encontra-los (dando a eles detalhes de contato). Você ainda pode considerar o patrocínio de recepções se você tem um numero de contatos que você quer fazer. Tente em fazer a curva de desenvolvimento de negócios o quão rápido o possível.

Como em eventos de negócios virtuais são lançados, lembre em participar de grupos de discussão on-line ou conferencias que permitam a você construir um network global e ser visto como um expert em seu perfil. Muitos dos e-marketplaces mencionados no capitulo 3, como profissionais e associações de negócios, tem estes grupos de discussão ou grupos de chat.

Em eventos externos, você precisa determinar quem você precisa encontrar e para que proposição. Se você se sente tímido em grandes grupos de estranhos, tente em colocar objetivos atingíveis como, “Eu vou encontrar ao menos cinco novos colegas e identificar ao menos um para um encontro de almoço de revisão” ou “Eu vou me apresentar ao menos a três pessoas que eu não tenha visto antes e ver aonde nossos interesse comuns batem” uma estratégia que pode trabalhar bem é perguntar a pessoas que você encontra a apresentar a outros que você deveria encontrar. Assim você pode somente ter que se apresentar a uma só pessoa.

 

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Desenvolvendo suas habilidades pessoais de networking

 

Ao menos que já tenha uma sofisticada internacionalização, ativada com network de pessoal, você pode ter que investir algum tempo e recursos no desenvolvimento das habilidades pessoais de network. Em primeiro e mais importante, existe a matéria de sua predisposição pessoal para o network. Nem todas as pessoas são networkers naturais. Algumas podem desenvolver fortes habilidades de network com uma pequena ajuda, e outros não estão confortáveis de encontrar estranhos especialmente em novas situações culturais. Alguns tipos de networkers clássicos e suas implicações para você e sua empresa são descritos abaixo. Lembre que cada membro pessoal que esta visível em seu mercado alvo ajuda a formar a imagem que os clientes potenciais tem com sua empresa.

 

Os solitários

 

Estes são pessoas que podem ser grandes em idéias e conceitos, mas não necessariamente confortáveis com pessoas. Não importa o talento que tenham, em uma função social eles parecem ser inepto, rudes ou stand –offish. Você não precisa de uma imagem pobre, e eles não precisam da irritação – assim não mande eles para eventos de network! Se eles precisam estar lá, faça um par com ele com alguém que faça toda a socialização necessária.

 

Os networkers passivos

 

Estes podem ter boas habilidades interpessoais, mas pouco interesse em encontros de novas pessoas. Ao invés, eles vão falar com pessoas que já conhecem, perdendo a chance em expandir seus contatos. A imagem que eles criam é que sua empresa não é seria com seu jogador sênior. Se eles precisarem representar você publicamente, eles irão necessitar treinamento e estrutura de instrução para estar certo que eles entenderam que são esperados para atividades de network.

 

Os networkers curiosos

 

Estes tomam iniciativas, mas comportam-se como detetives interrogando suspeitos. Eles desenham outras pessoas e podem aprender bastante, mas cedo ou tarde o fato que eles não dividem nenhuma informação ira fazer os outros pararem em confia-los. A imagem que eles criam é que sua empresa é uma tomadora ao invés de uma jogadora. Desde que eles estejam fora do mercado que representa você, este membro pessoal precisa pegar a mensagem do administrador sênior que faz o network no meio de ida e volta. Ele pode também precisar treinamento em como fazer isto.

 

Os networkers sociais

 

Estes tomam iniciativas apropriadas em encontrar novas pessoas, mas mantém a conversação em um nível social. Eles podem ser muitos populares e recebem muitos convites sociais – e assim podem ser bastante valiosos em sua estratégia de network. Portanto, eles precisam entender como engajar trocas de informações comerciais bem. Explanando a eles como estender uma conversação comercial para incluir características comerciais e prover a eles um bom treinador provavelmente atingira o truque.

 

Os networkers dedicados

Este faz network o tempo todo. Eles iniciam apropriadamente e estão constantemente olhando para meios para ajudarem os outros. Em retorno, no final sempre compartilham informações valiosas de mercado e inteligência. Estes membros de pessoal são o coração de seu time de network e devem receber seus suportes ativos e premiados pelos seus esforços.

 

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Criando advogados

 

Um importante propósito do network é encorajar pessoas que conhecem suas capacidade para começarem a ativar a recomendação de sua empresa para outros, ex. se tornando seus advogados. Assim é importante em nutrir a chave do relacionamento, especialmente com aqueles que tem em si próprios um extensivo network. Você ira prover potentes advogados com atualizações freqüentes de sua realização, particularmente como você expandir seus mercados de exportação, e alertar a eles os tipos de oportunidades que sejam ideais para sua empresa. Quando eles são de ajuda, é importante agradecer sua ajuda que eles proveram assim eles sentem que seus esforços foram apreciados.

 

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Acompanhado estratégias

 

O network não para em encontrar pessoas. Para aqueles com um roteiro de viagem cheio, revisões através começam a ser um desafio. A administração do processo da informação é critica para o seu sucesso. Se você não tem um sistema disponível, aqui estão algumas idéias que irão ajudar a você construir e manter um forte network:

 

- Note a função, data e características chaves no cartão d negócios que coletou o mais rápido o possível (mas não na presença de quem deu o cartão). Isto ira a ajudar ambos para lembrarem na memória e identificar quais dos cartões de negócios é o mais atual.

- Tenha um acompanhamento de carta padrão para enviar para fora quando retornar ao escritório. Lembre que você deve estar cheio na hora, assim comece a preparar a ajuda avançada.

- Faça um data base de cartas para recolher informações e fazer correspondências fáceis.

- Ache razoes para manter contato. Envie copias pessoais de papeis que vocês escreveram, circulares novos eles podem estar interessados em qualquer coisa para manter suas capacidades em sua mente.







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