Buscar:

Desafios para exportadores de serviços - Marketing de Serviços na Exportação

 

Enquanto existem desafios similares encontrados por exportadores de bens e serviços, existem algumas características únicas para serviços de exportação. Isto surge dos fatos que compras externas devem ter acordos de compras algumas coisas que ainda não foram criadas e ainda não podem ser inspecionadas antes da venda. Entre as características dos serviços do meio de negócios estão os seguintes:

 

- Porquanto as decisões de compras devem ser feitas pelo comprador antes que o serviço seja atualmente produzido, o comprador tem que ter confiança nas capacidades da empresa de serviços. A única grande barreira nos serviços de empresas de negócios de paises em desenvolvimento é encontrado pela credibilidade no mercado internacional.

- Os serviços do meio de negócios são fluidos. As maiorias dos serviços não podem ser patenteadas e ainda podem ser copiados facilmente. O que é promissor para novos nichos hoje pode estar saturado amanha e a janela da oportunidade é geralmente não mais de seis meses. Isto significa que tradicionais pesquisas de mercado e informações de mercado são de menos uso a serviços de empresas em estratégias de desenvolvimento de exportação, ao menos que mantenha continuamente atualizada.

- Por causa da fluidez do mercado, empresas de serviços devem continuamente inovar para reter e expandir sua participação de mercado. Uma das estratégias de mais sucesso tem sido em aproximar o mercado com um único despacho de serviço que prove uma solução de uma parada. Esta estratégia em retorno necessita uma aproximação do cruzamento de setores e pensamentos paralelos ao desenvolvimento de mercado.

- Os serviços de negócios pelo mundo são dominados por corporações muito grandes e networks corporativos, como no mínio 50% dos negócios mundiais em serviços tomando lugar intra corporativamente através de referencias de afiliados de outros. Os conceitos destas corporações de network tem sido e continuam a ser bem apresentados nas negociações do GAT; portanto, os conceitos de pequenas e medias empresas em nichos (especialmente para paises em desenvolvimento) não são necessariamente bem ouvidos (ate pelos próprios governos).

 

Em relação a analise acima, existem algumas características que fazem os serviços de exportação diferentes e de maior desafio que a exportação de bens:

- As compras de serviços exportados é relativamente um risco para compradores externos. Consumidores são compradores usualmente de serviços vistos unseen como eles não ira produzir antes de fazer o acordo contratual alcançado. Eles assim tentam reduzir o censo de risco, o método usual se torna realizável somente com empresas de serviços domésticos ou bem conhecidos.

- Um meio dos consumidores administrar o risco é pela dependência de uma palavra de referencia para se sentirem confortáveis com a empresa de serviços externos. Isto significa que o network, extensivos contatos e custos de fluência cultural são críticos para construir consumidores potenciais confiantes que o exportador pode entregar o que eles estão procurando.

- O processo inicial de desenvolvimento de mercado é usualmente promovido pela credibilidade da empresa antes de promover o serviço especifico. Por causa do risco, consumidores potenciais tem que primeiro acreditar que o exportador pode entregar o serviço antes dele listar a oferta de possível serviço.

-  Uma das tarefas iniciais para o desenvolvimento de mercado será em identificar vennues para o network e mostrar casos de especialização. Exportadores de serviços potenciais precisam praticar e identificar oportunidades que podem ser lidadas para futuros negócios de exportação.

- Por causa da necessidade de clientes potenciais acreditar na habilidade de performance do provedor de serviços, estabelecer um bom relacionamento interpessoal é critico para o sucesso. Enquanto exportadores de bens podem lidar com representantes locais (que sabem a cultura loca), consumidores potenciais usualmente querem encontrar pessoas que criam os serviços. Isto significa que os princípios das empresas irão precisar serviços de mercado a eles e devem ainda prestar atenção para qualquer diferença cultural em valores e de modelos de comunicações interpessoais. Uma má impressão pode ruir as chances de uma empresa em um mercado particular.

- Pequenas empresas de serviços em particular dependem em habilidades de marketing dos princípios da empresa. Para muitos serviços técnicos e profissionais, as empresas principalmente podem estar bem habilitadas em suas disciplinas, mas tem um pequeno treinamento ou o interesse no marketing. Muito do desenvolvimento inicial de mercado, especialmente para serviços profissionais, tem que ser feitos por princípios da empresa (que não podem ganhar rendimentos).

- Exportadores de serviços precisam desenvolver uma vasta gama de contatos de marketing não somente para construir credibilidade, mas também para identificar negócios potenciais. Os serviços mais exportados não são commodities. Ao invés deles serem desenvolvidos em resposta para identificar necessidades dos consumidores, talvez a necessidade que os consumidores não tem consciência para começar a contatar. Escutar queixas pode ser um método efetivo de identificar necessidades.

- Os processos de desenvolvimento de contratos de serviços são tipicamente longos daqueles obtidos em vendas de mercadoria. Por causa dos dois estágios da necessidade da aproximação do marketing e o fato que os clientes precisam desenvolver um nível confortável com a empresa, serviços de exportação tipicamente que precisam mais investimentos em desenvolvimento de mercado através de um longo tempo moldurado. Este é o desafio para empresas pequenas.          

- Em ordem de dar a consumidores externos um adequado nível de conforto e correr para a entrada de mercado, parcerias com empresas locais são usualmente criticas. Este tipo de parceria é diferente de relacionamentos de produtores de bens com representantes locais ou facilidades de produção, como normalmente os serviços de parcerias locais são na mesma linha de negócios e podem se tornar um concorrente potencial.

 

Outra consideração para nascer em mente é que números desapropriados de serviços de exportação de sucesso são pequenos, normalmente bem pequenos, empresas. De fato, uma capacidade de sustentação foi identificada, empresas de serviços são sempre nunca muitos pequenas para exportar. Mas como pequenos exportadores, eles encaram contrastes significantes de recursos que são exacerbados pelo longo tempo de desenvolvimento de mercado e alguns fatores relacionados ao financiamento (veja capitulo 18).

Como prelúdio para a exportação, existe ao menos três meios nos quais podem ganhar baixo custo de experiência de exportação. Primeiro um pode praticar a coordenação de vários sites de entrega de serviço pelo fornecimento de serviços em mais de uma localização com o mercado domestico. Segundo, um pode cultivar clientes externos localmente. Terceiro um pode ir para o exterior como sub-contratado para outra empresa domestica que já tem experiência de exportação.







Entre em contato para tirar suas dúvidas:

Todos os campos são de preenchimento obrigatório!

Enviar