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Os desafios enfrentados pelos diferentes tipos de varejistas online

Existem quatro tipos de modelos de negócios de varejo on-line. Comerciantes virtuais são empresas de um canal único que geram todas as suas receitas de vendas on-line. Seus desafios incluem a construção de um negócio e uma marca de forma rápida com muitos concorrentes no mercado virtual, custos substanciais para construir e manter um site, as despesas de marketing são consideráveis??, com grandes custos de aquisição de clientes, a curva de aprendizagem, e a necessidade de alcançar rapidamente eficiência operacional a fim de preservar o lucro.

Comerciantes multicanais, que tem uma rede de lojas físicas como seu principal canal de varejo, mas também começaram as operações on-line. Seus desafios incluem alto custo dos espaços físicos, alto custo de grandes equipes de vendas, a necessidade de coordenar os preços em todos os canais, a necessidade de desenvolver métodos de lidar com cross-channel de vários locais, a construção de um site confiável, a contratação de novos funcionários qualificados e construir a entrada de pedidos de resposta rápida e sistemas de atendimento.

Comerciantes de Catálogo são as empresas que têm uma operação nacional com um catálogo off-line como seu maior canal de varejo, mas que recentemente desenvolveu capacidades online. Seus desafios incluem custos elevados para impressão e envio a necessidade de alavancar seus recursos e competências existentes para o novo ambiente tecnológico, a necessidade de desenvolver métodos de lidar com cross-channel, a construção de um site confiável, e contratação de novos funcionários qualificados.

E os fabricantes, que vendem diretamente para os consumidores on-line, sem a intervenção dos varejistas. Eles estavam previstos para desempenhar um papel muito grande no e-commerce, mas isso não tem geralmente acontecido. Seus desafios incluem o conflito de canais, que ocorre quando os varejistas físicos de produtos de um fabricante devem competir em preço e moeda de inventário com o fabricante que não enfrenta o custo de manutenção de estoques, lojas físicas e uma equipe de vendas, desenvolver rapidamente uma resposta rápida de pedidos on-line e sistema de atendimento. Os produtos são feitos antes de ordens sendo recebidos com base na demanda estimada passam para um modelo de demanda aonde os produtos não são construídos até uma ordem é recebida.

Os principais grupos do setor de serviços são os serviços financeiros, seguros, imobiliário, serviços de business e serviços de saúde. Dentro desses grupos do setor de serviços, as empresas podem ainda ser classificadas em aqueles que envolvem a intermediação de transações e os que envolvem prestação de um serviço.

A rápida expansão dos serviços de e-commerce nas áreas de finanças, incluindo seguros, imobiliárias, viagens e recolocação de trabalho pode ser explicada pela capacidade dessas empresas para; coletar, armazenar e disseminar informações de alto valor, proporcionar confiança e comunicação rápida e personalizar e adaptar o serviço ou componentes de serviço.

O E-commerce oferece oportunidades extraordinárias para melhorar a eficiência das transações e assim a produtividade em um setor onde a produtividade, até agora, não foi afetada pela explosão da tecnologia da informação.

O setor de serviços financeiros on-line é um bom exemplo de uma história de sucesso e-commerce. Outras tendências são a gestão de recursos financeiros e serviços de seguro e imobiliário, os consumidores ainda utilizam a Internet apenas para pesquisas e usar um corretor de operação convencional para concluir a compra.

As principais características do setor de serviços sobre bens imóveis incluem que uma vez que não é possível completar a transação on-line, o maior impacto da indústria on-line imobiliária influencia as compras off-line. E o principal serviço é uma lista de imóveis disponíveis, agências de informação de crédito, informações de bairro, calculadoras de empréstimo, relatórios de avaliação, preços por bairro e etc.

            As principais tendências na indústria de serviços de viagens on-line hoje, são serviços de viagens on-line atraem o maior público do e-commerce é a maior fatia das receitas do B2C. A Internet tornou-se o canal mais comum usada por consumidores para opções de viagem e pesquisa. É também a maneira mais comum para as pessoas a procurarem os melhores preços possíveis e reservar passagens aéreas, aluguel de carros, quartos de hotéis, cruzeiros e passeios.

Sites de viagens oferecem aos consumidores uma conveniência de lazer e de experiência de viagem de negócios, onde os viajantes podem encontrar conteúdo, comunidade, comércio e serviço ao cliente. Sites on-line oferecem mais informações e opções de viagem de agentes de viagens tradicionais, com serviços como descrições de férias e instalações, grupos de chat e quadros de avisos, e a conveniência de aquisição de todas as viagens. Eles também trazem os consumidores e fornecedores juntos em um ambiente de baixo custo de transação.

A viagem é um produto de informação intensiva, bem como um produto no sentido de que os requisitos de viagem podem ser realizados, na maior parte em linha. Desde que a viagem não requer nenhum inventário, fornecedores (que são fragmentados) estão sempre à procura de clientes para preencher o excesso de capacidade. Além disso, serviços de viagens não exigem uma presença multicanal cara. Por estas razões, os serviços de viagens parecem ser particularmente bem adaptados ao ambiente online.

É importante notar que vários segmentos da indústria de viagens se encaixam nessa descrição melhor do que outros, para reservas de passagens aéreas, aluguel de automóvel e hotéis. Cruzeiros e excursões são mais diferenciados, com variáveis e um nível mais complexo de informações necessárias para o processo de tomada de decisão.

As empresas estão cada vez mais terceirizando seus escritórios inteiramente a fornecedores que podem fornecer soluções baseadas na Web, com serviços de alta qualidade e menores custos.

A indústria de serviços de viagens on-line atravessa um período de consolidação, como empresas estabelecidas mais fortes a comprar agências de viagens mais fracas e relativamente baratos, a fim de construir sites de viagens multicanais mais fortes que combinem presença física, pontos de venda e sites online.

Fornecedores, como companhias aéreas, hotéis e alugueis de veículos estão tentando eliminar intermediários e desenvolver um relacionamento direto com os consumidores. Ao mesmo tempo, bem-sucedidas agências de viagens on-line estão tentando se transformar em comerciantes através da compra de grandes blocos de inventário de viagem e, em seguida, revendê-lo ao público, eliminando os distribuidores globais, obtendo retornos muito mais elevados.

As tendências atuais na carreira indústria de serviços online. Os serviços de ofertas de emprego têm sido um dos mais bem-sucedidos serviços on-line da Internet, porque eles economizam dinheiro para ambos, empregados e empregadores. Em comparação com o recrutamento on-line, ferramentas de recrutamento tradicionais têm limitações.

O recrutamento on-line fornece um meio mais eficiente e custo eficaz de ligar os empregadores e pessoas que estão procurando emprego reduzindo o tempo total para contratar. As pessoas que estão procurando emprego podem facilmente criar, atualizar e distribuir seus currículos, conduzir entrevistas, e recolher informação sobre os empregadores de sua conveniência e lazer. É um intenso processo de informações de negócios que a Internet pode automatizar e, assim, reduzir o tempo de busca e custos para todas as partes.

O recrutamento on-line também pode servir para estabelecer preços de mercado e prazos, identificando tanto os níveis salariais para trabalhos específicos e as habilidades necessárias para alcançar esses níveis salariais. Isso deve levar a uma racionalização dos salários, maior mobilidade de trabalho, e maior eficiência no recrutamento e operações como empregadores sendo capaz de preencher mais rapidamente as posições.







Fonte: Tese de Mestrado de Gestão de E-commerce. Roberto Lion Motta

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