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Carrinho de Compras

O carrinho de compras é um facilitador para transformar visitas em pedidos, mas em alguns casos ele pode ser um vilão. Carrinhos de compras com muitos passos até a finalização do pedido ou que pedem muitas informações no momento do visitante no cadastro podem diminuir bastante a taxa de conversão de vendas. Quantos menos passos no carrinho de compras e menos links de fuga no layout da páginas e nos passos de compra maior será a conversão de vendas, que deve ser medida como indicador de desempenho.

Faz parte deste processo a recuperação de vendas de carrinhos abandonados, que são os clientes que tem interesse no produto, mas não finalizam o pedido até o ultimo passo de vendas. Através de ferramentas de e-mail marketing integradas com a plataforma de e-commerce é possível se comunicar com estes clientes oferecendo benefícios para que a compra seja efetivada, bem como através de contatos via televendas.

Também podem ser utilizadas estratégias de venda cruzada ou casada na finalização do pedido desde que não afetem a conversão de vendas do carrinho de compras aumentando o pedido médio do cliente.







Fonte: Tese de Mestrado de Gestão de E-commerce. Roberto Lion Motta

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