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Serviços em economias em desenvolvimento - Marketing de Serviços na Exportação

 

A atual globalização dos mercados mundiais é devida a uma larga parte da internacionalização do setor de serviços. Assim normalmente invisíveis para policiamentos feitos, serviços têm uma regra vital na facilitação de todos os aspectos da atividade econômica. Serviços de infraestrutura (transporte, comunicação, serviços financeiros) dão suporte necessário para qualquer tipo de negócios. Educação, saúde e serviços de recreação influenciam a qualidade de mão de obra disponível nas empresas. Serviços profissionais provem especialização expert para aumentar a competitividade das empresas. A qualidade dos serviços disponível pelo governo determina a relativa eficiência do meio econômico no qual as empresas devem operar. Cada vez mais ate a produção de bens, a maior proporção de valor adicionado (mais de 70%) de serviços de insumos: contas correntes upstream (tais como a viabilidade de estudos e pesquisa e atividades de desenvolvimento); onstream (tais como contabilidade, engenharia e serviços administrativos) e downstream (como anúncios, distribuição e armazenamento).

Na economia digital, a importância de serviços é ainda mais aparente. Não somente no e-commerce ou e-trade tornam possíveis pela viabilidade dos serviços dos computadores e telecomunicações, mas também o meio da internet como meio de serviço. Esta pequena fronteira on-line no mercado esta criando oportunidades de poucos limites virtualmente para serviços de exportação para economias em transição e desenvolvimento para competir em mercados globais.

As contribuições dos serviços para o PIB em paises ou áreas individuais podem ser maiores que 89% (em Hong Kong – China, por exemplo). Os serviços de industrias estão aumentando a importância na maioria dos paises em desenvolvimento e particulares paises desenvolvidos, usualmente a contribuição é de pelo menos 45% do PIB. Em geral, o setor de serviços esta expandindo rapidamente (com atenção a criação de empregos) que outros setores como a agricultura ou manufatura. Para a eficiente adição de valor para industrias primarias, os serviços usualmente fazem acima de um quarto de insumos.

A dinâmica da regra particular de serviços no total desenvolvimento vem de três tipos de serviços. Um é o serviço de telecomunicações, que podem servir de estrada na maioria das transações de serviços que ocorrem. A viabilidade de imediata e real acesso a redes de telecomunicações (incluindo a internet), mais uma gama de serviços de valor adicionado e a custos de estrutura de competitividade internacional, podem ajudar a competitividade global de empresas nacionais. Para o setor de serviços, a telecomunicação é a utilidade básica a todos os níveis de desenvolvimento econômico.

O segundo tipo são negócios especializados e serviços profissionais disponíveis para serem contratados fora da administração. A conferencia das Nações Unidas em negócios e desenvolvimento (UNCTAD) achou a presença ou a ausência de negócios sofisticados e serviços profissionais são diferenciadores chaves entre as economias desenvolvidas e em desenvolvimento.  A viabilidade de negócios de serviços externos podem ter um impacto significante na estrutura da empresa. Onde os negócios de serviços não estão disponíveis de prontidão externamente, a especialização deve ser contratada em casa (isto aumenta custos de operação fixos), compras de recursos distantes do domestico (estes reduzem a competitividade de preço) ou produzidos de um fornecedor externo (estes aumentam a impostação). Aonde os negócios de serviços são disponíveis, as empresas podem contratar para a soma da especialização necessária; eles também são livres de acesso para uma vasta gama de especialização de experts em uma base de hora em hora assim eles podem permitir-se à contratação de todo o tempo. Cada vez mais, os negócios nos serviços estão sendo providos on-line, expandindo o acesso de empresas domesticas para a competitividade internacional de insumos enquanto intensificam a competição em casa para prover serviços.

Estudos feitos pelo Banco de Desenvolvimento Asiático na Indonésia e Malásia demonstraram que, para ser competitivo no mercado internacional, exportação de bens e serviços são altamente dependentes de serviços de insumos externos ao menos que a qualidade dos serviços esteja disponível localmente. Assim, o foco força dos produtores de serviços (definem serviços vendidos para outras empresas) para exportação pode ser benéfica spin-off na economia local e diminui a dependência de importação da economia. Em adição, os estudos indicam que a qualidade e a gama de negócios disponíveis localmente e serviços profissionais são fatores importantes em decisões de investidores externos para investir em paises particulares. De novo, a internet facilita a entrega a distancia de serviços de treinamento para ajudar a preencher a brecha.

O terceiro tipo de serviço é a educação e treinamento em serviços disponível para assegurar a presença de uma habilidade apropriada de força de trabalho. Como a competição internacional muda em preço, qualidade e flexibilidade, mudar custos baixos não é necessariamente uma vantagem, particularmente se o baixo custo é devido a baixos níveis de educação e treinamento. Trabalhadores de serviços precisam não somente habilidades técnicas (incluindo competência com tecnologia de informação), mas também comunicação interpessoal e habilidades para resolver problemas que permitem ao pessoal a interagir efetivamente com os consumidores para prover uma qualidade no serviço. Paises em desenvolvimento tipicamente encontram contrastes devido à limitação de treinamento em capacidade em seu pais, a imigração de fora de mão de obra habilidosa e a inapropriada combinação entre habilidades de treinamento sendo oferecidas e as habilidades atuais necessárias pelos empregados do setor privado.

Os números da economia asiática em particular identificam deficiências em seu sistema educacional. Malásia por exemplo, tem determinado a necessidade para desenvolver criatividade e pensadores de inovação menos que obedientes estudantes atualmente produzidos. Singapura teve recentemente feito um passo futuro e não velado em um programa de pensadores habilidosos que ira introduzir questões de exames de nível secundário e de terceiro grau, entre um aumento da ênfase na preparação de papeis que requerem analise criativa. O banco mundial esta experimentando um novo meio de medir a saúde nacional através de medidas de capital humano. Ele já determinou que em paises de alta renda como Japão, capital humano conta para mais de 80% da saúde nacional. 







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