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O modelo de network para exportação - Marketing de Serviços na Exportação

A experiência mostra que consumidores potenciais administram o risco de escolha de um novo fornecedor de serviço basicamente perguntando a outros para recomendações e referencias. Esta dependência em recomendações pessoais pode criar problemas para exportadores que não são conhecidos em um novo mercado. O modelo de exportação de network prove uma estrutura para alavancar contatos que a empresa já tem em ordem de criar credibilidade em um novo mercado de exportação e envolve seis passos:

 

Passo 1            Identifique de três a cinco mercados que podem ser mercados apropriados para sua empresa e que os consumidores que tem necessidades similares a aqueles que sua empresa já identificou com sucesso.

Passo 2            Liste os contatos que seu pessoal tem em cada um desses mercados identificados. Possíveis contatos são colegas de negócios, antigos colegas de classe, amigos e parentes.

Passo 3            Classifique os mercados na base da qualidade de seus contatos.

Passo 4            Verifique através de pesquisa de mercado melhor o mercado classificado (passo 3) se é um mercado viável.

Passo 5            Trabalhe com contatos no mercado para gerar interesse nas capacidades de sua empresa.

Passo 6            Viaje ao mercado (se necessário) para construir um perfil e encontrar parceiros potenciais e consumidores.

 

Usando este modelo pode-se acelerar significantemente a entrada relativa de mercado para mais aproximações tradicionais baseadas na pesquisa de mercado. O Centro internacional de negócios desenvolveu um pacote de treinamento, serviços de administração profissional para a competitividade global, para treinar administradores em usar esta aproximação para serviços de exportação.







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