A experiência mostra que consumidores potenciais administram o risco de escolha de um novo fornecedor de serviço basicamente perguntando a outros para recomendações e referencias. Esta dependência em recomendações pessoais pode criar problemas para exportadores que não são conhecidos em um novo mercado. O modelo de exportação de network prove uma estrutura para alavancar contatos que a empresa já tem em ordem de criar credibilidade em um novo mercado de exportação e envolve seis passos:
Passo 1 Identifique de três a cinco mercados que podem ser mercados apropriados para sua empresa e que os consumidores que tem necessidades similares a aqueles que sua empresa já identificou com sucesso.
Passo 2 Liste os contatos que seu pessoal tem em cada um desses mercados identificados. Possíveis contatos são colegas de negócios, antigos colegas de classe, amigos e parentes.
Passo 3 Classifique os mercados na base da qualidade de seus contatos.
Passo 4 Verifique através de pesquisa de mercado melhor o mercado classificado (passo 3) se é um mercado viável.
Passo 5 Trabalhe com contatos no mercado para gerar interesse nas capacidades de sua empresa.
Passo 6 Viaje ao mercado (se necessário) para construir um perfil e encontrar parceiros potenciais e consumidores.
Usando este modelo pode-se acelerar significantemente a entrada relativa de mercado para mais aproximações tradicionais baseadas na pesquisa de mercado. O Centro internacional de negócios desenvolveu um pacote de treinamento, serviços de administração profissional para a competitividade global, para treinar administradores em usar esta aproximação para serviços de exportação.