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Organizando eventos de parcerias - Marketing de Serviços na Exportação

Benefícios a serem ganhos de eventos de parceria

 

Sua associação pode ganhar diferentes tipos de benefícios pelo desenvolvimento e patrocínio de eventos de parceria entre seus membros e empresas do mercado alvo externo:

 

- Ajudar a seus membros a pegar como saber empresas de serviços estrangeiros que podem ter parcerias de sucesso.

- Reduzir a entrada de mercado e custos para seus serviços de empresa pela ajuda de achar parceiros locais.

- Ajudar as empresas de serviços profissionais a circumvent requerimentos de licença no mercado externo pela parceria de qualificação dos profissionais.

 

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Planejando passos para eventos de parceria

 

Se você ainda não tem uma rotina de sucesso para a criação de parcerias, este capitulo pode ajudar a desenvolver. Os passos mais comuns envolvem o planejamento do evento de parceria que são os seguintes:

 

Passo 1 - Identificar o tema, como as suas características ou uma área especifica que é nova ou diferente ou que aborda em si mesmo arranjos multi empresas (ex. limpeza de porto), e oferece oportunidades de mercado para seus membros.

Passo 2 - Determinar que ira administrar o recrutamento e combinar com as empresas externas. Idealmente, você terá que ter uma associação irmã em um mercado externo que você esteja focando com a experiência de arranjar parceiros e contatos, que você pode confiar para identificar e recrutar parceiros potenciais.

Passo 3 - Determinar quem ira administrar o recrutamento e combinar o processo de seus membros de empresas. Você pode querer ter uma consultoria local com experiência em arranjar parcerias e contatos para esta função.

Passo 4 - Participantes alvos que tem identificado parcerias como importante estratégia de entrada de mercado em seu plano de marketing de exportação, e que idealizou já tem experiência de trabalhar com parcerias.

Passo 5 - Obter perfis corporativos de todos os participantes em um formato padrão assim estes perfis podem ser mudados bem antes do evento. Este passo ira provavelmente envolver um requerimento inicial para os padrões de insumo, revisões com empresas e edição de materiais submetidos.

Passo 6 - Pré combine as empresas assim você estará certo da mudança de objetivos de resultados de sucesso. Na combinação dos processos, foque nas empresas que necessitam desenvolvimento de negócios menos que suas capacidades.

Passo 7 - Prepare seus membros para o seguinte:

- As empresas externas estarão olhando para oportunidades especificas em seu mercado que eles podem não acessar sem seus membros como parceiros.

- As empresas externas irão olhar para um qui pro quo (ex. acesso a contrato de governos locais).

Seus membros irão precisar demonstrar estabilidade financeira.

Passo 8 - forme as expectativas dos participantes através de comunicações pré-evento, como alertas sobre os tipos variados de combinações de opções de desenvolvimento de negócios que eles podem escolher e devem considerar como passo inicial no arranjo da parceria, por exemplo:

- Subcontratando trabalho existente para outras partes.

- Serviços de marketing complementarios para cada consumidor.

- Combinação de marketing para consumidores existentes.

- Combinação de licitação para futuros projetos.

Passo 9 - Arranje uma agenda que permita as apresentações das capacidades e interesses no grupo inteiro, mais encontros um a um.

Passo 10 - Planeje a frente revisões como:

- Resumo de todas as empresas antes de chegarem ao evento.

- Envia cartas para todos os participantes para eles pensarem na sua participação.

- Revise todas as participações três ou quatro meses depois de cada evento.

 

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Possíveis formatos de pauta para eventos de parceria

 

Opção A - Este evento é estruturado sobre uma serie de workshops e seminários feitos por pessoas de negócios locais, oficiais de governos e consultores de negócios. A necessidade e capacidade de participantes são comunicadas através de literatura trocada antes do evento. Sessões de um a um ocorrem depois das sessões de workshop na base das assinaturas de folhas de correios.

Opção B - O evento é estruturado sobre uma breve apresentação de parcerias de interesse, suplementadas pela literatura trocada antes do evento, com o resto do tempo voltado para encontros um a um. A seleção de empresas que eles querem encontrar na base de apresentações que eles escutaram e indicam sua escolha de assinaturas de folhas de correios.

Opção C - O evento é estruturado sobre uma muito breve apresentação de parcerias de interesse, suplementado pela literatura trocada antes do evento, mas a apresentação de parcerias de sucesso para colocar o estagio. Os encontros um a um podem ser agendados ainda à frente ou pelo site.

Opção D - O evento é estruturado e desenvolvido por um consultor, combinando um programa de treinamento preparatório para os membros da associação com encontros entre potenciais parceiros. Os encontros um a um podem ser agendados a frente pelo consultor na base da percepção dos melhores ajustes.

Opção E - O evento consiste somente na recepção do network e o pré-arranjo dos encontros. Toda a troca de informação e combinação de empresas são feitas a frente do tempo.

 

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Eventos de parceria virtuais

 

As tecnologias baseadas na web fazem agora possíveis desenvolvimentos virtuais de encontros de parcerias on-line. Você pode colocar uma extranet e um meio de permitir participações no registro e busca de database, para identificar empresas eles podem encontrar eletronicamente, e marcar encontros através e ainda pelas discussões externas (colocando mensagens para resposta) ou salas de chat (em tempo real com trocas de mensagens). Os eventos de parceria virtual são excelentes meios para missões de negócios externas.

 

Tipos de organizações eventos de parceria de sucesso

- Coordenar com a associação(ões) irmã(s) externa no mercado externo que você seta focando em criar credibilidade com as empresas externas, e ajudar a recrutar e combinar.
- Para manter as coisas bem simples, limite o numero de participantes para cada mercado de 5 a 20 mantendo a media de 2 a 3 empresas externas para cada um membro participante.
- Recrute 2 a 3 times de números finais de participantes que você queira.
- O contato de recrutamento deve ser ao nível do vice-presidente para desenvolvimento de negócios ou um maior nível para segurar compromisso a ser conceito.
- Segure-se um compromisso prioritário dos participantes externos para fazer uma breve apresentação de suas capacidades em ordem de assegurar ajuda que eles irão eventualmente precisar para o evento de parceria.
- Relembre aos participantes em focar em si próprios e outras necessidades da parceria menos que suas próprias capacidades.
- Junte o programa de parceria em outro evento (ex. conferencia profissional ou show de negócios) que as empresas também podem comparecer e pegar cooperação com a associação que esta promovendo o evento.
- Note que as associações de negócios externas com membros em declínio podem ficar auto motivadas com a aliança.
- Selecione uma vennue aonde as facilidades podem ser arranjadas para encontros um-a-um entre empresas em adição a uma área central de network.
- Leve a fora um evento que permita o network entre potenciais parceiros.
- Tenha um emblema de nome que inclua as bandeiras dos paises e o possível código de especialização para identificar o pais de origem e facilitar o network.







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