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As principais formas de comunicação de marketing online.

Segundo Chaffey, as comunicações de marketing incluem comunicações de vendas promocionais que incentivam as compras imediatas e comunicação de marca que incidem sobre o cliente exaltando os benefícios diferenciáveis ??de consumir um produto ou serviço. Há uma série de diferentes formas de comunicação de marketing on-line:

• Banners - anúncios em vídeo que são mensagens promocionais que os usuários podem responder clicando no banner e seguir o link para a descrição do produto ou oferta. As variações incluem diferentes faixas de tamanho, botões, arranha-céus, pop-ups e pop-unders anúncios de mídia. Rich Media usam flash, DHTML, Java, Java Script e streaming de áudio ou vídeo e procuram envolver os usuários mais profundamente do que os banners estáticos.

• Link Patrocinados - inclusão motor de busca. As empresas agora pagam os motores de busca para inclusão no índice motor de busca, recebendo a garantia de que a sua empresa irá aparecer nos resultados de pesquisas relevantes. São os esforços para vincular o nome de um anunciante para informação particular, um evento, ou um local de uma forma que reforça a sua marca de forma positiva ainda não abertamente forma comercial.

• Afiliados - permitem uma empresa para colocar o seu logotipo ou banner no site de outra empresa a partir do qual os usuários desse site podem clicar no site do afiliado.

• E-mail Marketing – envio de e-mail diretamente aos usuários interessados ?, é uma das formas mais eficazes de comunicações de marketing. São os usuários que, em uma vez ou outra, manifestaram interesse em receber mensagens do anunciante.

• Catálogos on-line - são o equivalente aos catálogos em papel. Sua função básica é a de exibir um comerciante e-commerce.

• Off-line - Veiculação combinada com comunicações de marketing on-line. Muitos empreendimentos dependem fortemente de comunicações on-line, as campanhas de comunicação de maior sucesso direcionam o tráfego para um site incorporaram táticas online e off-line.

Termos-chave para avaliações da eficácia da comunicação de marketing on-line:

• Impressões - o número de vezes que um anúncio é exibido.

• Click-through - o número de vezes que um anúncio é clicado.

• Hits - o número de solicitações HTTP recebidas pelo servidor de uma empresa.

• Page views - o número de páginas vistas pelos visitantes.

• Duração média de tempo os visitantes permanecem em um site.

• Visitantes Únicos - o número de visitantes únicos, distintos para um site.

• Lealdade, a porcentagem de compradores que retornam ao site.

• Alcance - a porcentagem do total de consumidores em um mercado que visitaram um site.

• Rescência - o número médio de dias decorridos entre as visitas.

• Taxa Aquisição - a porcentagem de visitantes que indicam um interesse em produtos do site, registrando-se ou visitando as páginas de produtos.

• Taxa de conversão - a porcentagem de visitantes que compram alguma coisa.

• Adição ao Carrinho - à proporção de “Adicionar ao carrinho de compras” feitas.

• Taxa de conversão de Carrinho - proporção de ordens reais de “Adicionar ao carrinho”.

• Conversão - taxa a relação de ordens reais para checkouts.

• Taxa de abandono - o percentual de consumidores que começam uma forma de carrinho de compras, mas, em seguida, deixam de preencher o formulário.

• Taxa de retenção - percentual de clientes existentes, que continuam a comprar regularmente.

• Taxa de abertura - percentagem de clientes que abrir o e-mail e são expostas à mensagem.

• Taxa de entrega - porcentagem de destinatários de e-mail que receberam o e-mail.

• Click-through (e- mail), o percentual de destinatários que clicaram para a oferta.

• Bounce-back - porcentagem de e-mails que não puderam ser entregues

 

Modelos de precificação típicas para comunicações de marketing on-line:

• Custo por mil (CPM), o anunciante paga por impressões de 1.000 unidades.

• Custo por clique (CPC), o anunciante paga uma taxa pré-negociada por cada clique que um anúncio recebe.

• Custo por ação (CPA), o anunciante paga apenas para os usuários que executam uma ação específica.

• Híbridos modelos combinam dois ou mais modelos.

• Patrocínios - o anunciante paga uma taxa fixa por um período particular.

 

Comunicações de marketing on-line são geralmente mais baratos do que o marketing tradicional de mídia de massa. Além disso, as vendas on-line geralmente podem ser diretamente relacionadas com os esforços de marketing on-line, ao contrário do marketing tradicional.

O comerciante on-line pode medir com precisão o quanto de receita é gerado por banners específicos ou mensagens de e-mail enviado para clientes potenciais.

Um site funcional, que os clientes podem encontrar é uma das mais fortes ferramentas de comunicação on-line. São todas partes integrantes de uma estratégia coordenada de comunicações de marketing.

Domínio, as empresas devem escolher um nome de domínio que é curto, memorável, difícil de confundir ou cometer erros de ortografia, e indicativo de funções de negócios de uma empresa, e que usa de preferência.

Search Engine Optimization (SEO), as empresas devem se registrar em todos os mecanismos de busca para que o usuário que procure um site semelhante tenha uma melhor chance de encontrar esse site particular, deve-se se assegurar as palavras-chave usadas no site e que as palavras-chave possam ser usadas como pesquisa termos potenciais de clientes.

Web design, o impacto de compras on-line inclui como convincente a experiência de usar o site é, o tempo de download, navegação da lista de produtos, o número de cliques necessários para comprar, a existência de atendimento de escolha do cliente, e a capacidade de resposta às necessidades dos clientes.







Fonte: Tese de Mestrado de Gestão de E-commerce. Roberto Lion Motta

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