A gestão de estoque tem importância na analise de produtos com maior fluxo de vendas que servem como indicador para estratégias de vendas e marketing. Do outro lado deve se fazer a analise de produtos que estão armazenados há muito tempo ou estão com margem de estoque alta para tomar medidas em termos de vendas em relação a estes produtos.
Os indicadores de estoque normalmente são feitos por análise de curva ABC ou indicadores de vendas por produtos e categorias. Com estas informações podem ser feitas as reposições de mercadorias, definições de margens de segurança.
A armazenagem e embalagem também são importantes visto que dependendo do tipo de produtos o mesmo pode ser frágil e as mercadorias são entregues na maioria por meios terrestres e requerem cuidados especiais no transporte e manuseio, qualquer ação de forma não adequada pelo parceiro de distribuição pode causar dano ao produto, é o caso do setor de móveis e eletrodomésticos.
O indicador quantitativo estratégico Cobertura do estoque (dias), cuja meta é atingir 60 dias a partir de dez/09, está oscilando em torno de 300 dias (a custo).
O mix de produtos é fator determinante para o sucesso de uma empresa. Quanto maior o mix de produtos mais fácil é a conversão, mas um elevado estoque causa passivo a empresa. É neste ponto que é necessário encontrar um balanceamento entre mix de produtos contra muitos produtos em estoque.
A descrição do produto com informações completas, detalhamento técnico, guias e manuais, correta categorização, fotos ricas em detalhes, vídeos, comentários de clientes faz com que o produto se torne mais amigável ao usuário facilitando o processo de compra. Uma descrição completa facilita a busca do produto dentro do site e até mesmo dos mecanismos de busca melhorando a taxa de conversão de vendas.
O televendas também tem papel como facilitador nas vendas dos produtos e deve estar apto a fornecer todas às duvidas e solicitações dos clientes.
A análise benchmark e acompanhamento de concorrentes são importantes para ter um balizamento na precificação e no desenvolvimento de campanhas promocionais com apelo de preço.
A precificação dos produtos deve ter como parâmetro, preço de compra, margem de lucro e preços praticados pelos principais concorrentes, a internet facilita a comparação de preços, por isso esta informação é determinante para o sucesso de vendas. Preços muito acima dos concorrentes não surtirão efeito no desempenho de vendas com exceção ser for ofertado algum tipo de beneficio adicional seja em serviço, prazo de entrega ou adicionais que agradem o consumidor.
Da mesma forma que indicadores de desempenho de vendas, temos que ter o indicador de vendas de produtos para aperfeiçoar ou potencializar as estratégias de vendas.