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Design e Usabilidade

Relatório de Visitas e Otimização de Site

Google Analytics 

As ferramentas de análise de desempenho do site tem o papel de mensurar a qualidade das visitas dando relatórios de desempenho com diferentes indicadores que servem para alinhar a estratégia de web marketing bem como adequar páginas ou a própria plataforma de e-commerce de acordo com os indicadores, visando ganhar desempenho e melhorar o resultado de vendas.

No suporte da mensuração de resultados para a mídia online temos informações como as fontes de tráfego ou origens que servem para mensurar a qualificação das visitas de um canal e com isso tomar medidas de continuar ou não com este parceiro.

A mensuração das otimizações para melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca também funcionam da mesma forma, mas com a função de alinhar, adequar ou potencializar a estratégia relacionada a atividades de otimização.

Os relatórios das páginas mais visitadas, páginas com maior índice de rejeição nos dão informações relevantes para tomar ações de melhorias na parte de produtos, seja em preço, descrição, mix, fotos ou fatores peculiares de cada segmento. Informações de desempenho de visitas relacionadas aos produtos servem para o desenvolvimento de novos produtos ou procura de novos fornecedores com o objetivo de aumentar o mix ou atender uma demanda latente.

Indicadores como taxa de rejeição, desempenho de visitas e novas visitas, tempo médio de navegação também servem como informações para otimização global do site ou para observar caso a caso onde está o gargalo em termos de aperfeiçoamento.

 

 

Design x Usabilidade

 

O layout e design do site tem importância fundamental no desempenho de vendas do projeto. Sites que apresentam dificuldade de navegação para encontrar os produtos ou serviços inviabilizam muitas vendas de forma que o cliente não encontra as informações que precisa e simplesmente sai do site aumentando a taxa de rejeição do mesmo.

Para uma navegação e usabilidade adequada, o usuário deve conseguir encontrar a informação desejada com poucos cliques, no máximo 3 a 5. Temos que considerar que o usuário deve encontrar diferentes caminhos para chegar à informação desejada facilitando assim converter sua necessidade na compra de um produto ou serviço e com isso melhoramos as conversões de metas.

É necessária uma constante mensuração da navegação dos usuários para aperfeiçoar o layout e design do site com o objetivo de facilitar a encontrar as informações desejadas transformando a visita em vendas. Para o aperfeiçoamento de layout podem ser utilizados testes no mesmo layout da mesma pagina de um site analisando qual teve um desempenho melhor em termos de venda, são os Testes A/B, que ajudam, a saber, qual o melhor desempenho dos elementos gráficos e blocos de informações de uma pagina em especifico.

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