ROBERTO LION MOTTA

CONSULTORIA EM MARKETING DIGITAL E GESTÃO DE E-COMMERCE

As ferramentas de análise de desempenho do site tem o papel de mensurar a qualidade das visitas dando relatórios de desempenho com diferentes indicadores que servem para alinhar a estratégia de web marketing bem como adequar páginas ou a própria plataforma de e-commerce de acordo com os indicadores, visando ganhar desempenho e melhorar o resultado de vendas.

No suporte da mensuração de resultados para a mídia online temos informações como as fontes de tráfego ou origens que servem para mensurar a qualificação das visitas de um canal e com isso tomar medidas de continuar ou não com este parceiro. 

A mensuração das otimizações para melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca também funcionam da mesma forma, mas com a função de alinhar, adequar ou potencializar a estratégia relacionada a atividades de otimização.

Os relatórios das páginas mais visitadas, páginas com maior índice de rejeição nos dão informações relevantes para tomar ações de melhorias ou melhoria evolução na parte de produtos, seja em preço, descrição, mix, fotos ou fatores peculiares de cada segmento. Informações de desempenho de visitas relacionadas aos produtos servem para o desenvolvimento de novos produtos ou procura de novos fornecedores com o objetivo de aumentar o mix ou atender uma demanda latente.

Indicadores como taxa de rejeição, desempenho de visitas e novas visitas, tempo médio de navegação também servem como informações para otimização global do site ou para observar caso a caso onde está o gargalo em termos de aperfeiçoamento.

Da mesma forma que a análise de desempenho de visitas do site, os indicadores de desempenho são mais focados no desempenho e conversão de vendas e retorno sobre o investimento, fazendo uma analise de margem lucro e gargalos que podem gerar perdas financeiras, de forma a serem identificados para um trabalho de melhoria.

Os indicadores de vendas que devem ser analisados são: vendas, televendas e recuperação de pedidos, conversão de vendas, retorno de investimento de mídia Online, conversão das formas de pagamento, analise de venda de produtos, troca e devolução e demais indicadores de acordo com o segmento de atuação da empresa.

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