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SIGLAS E ABREVIATURAS

 

24X7 - Referência ao que fica aberto 24 horas durante os 7 dias da semana. É o caso das lojas no comércio eletrônico.

ADSENSE - Programa de Anúncio da Google onde as empresas podem anunciar automaticamente em Websites com conteúdo relevante.

ADWORDS – Serviço de publicidade do Google, aonde os sites fazem anúncios pagos que aparecem nas páginas de resultado do Google, na parte superior, na lateral direita e na rede de Display.

AFILIADO – Programa onde uma empresa ou individuo que quer expandir seu mercado paga a promotores independentes na internet para vender ou promover seus produtos. O pagamento é baseado no CPA (Cost Per Action), ou seja, se vender algo, inscrever uma pessoa num programa, e etc.

ALT ATRIBUTE - Uma marcação ou atributo dado a uma imagem que ajuda os motores de busca saber do que se trata a imagem ou objeto.

ANALYTICS - Ferramenta do Google, utilizada para verificar como esta sendo o acesso a um site, exibe dados como: número de visitas, número de visitantes únicos, taxa de rejeição, tempo médio no site e muitas outras informações.

B2B OU BUSINESS-TO-BUSINESS - Transações de negócios realizadas entre empresas através da Internet.

B2C OU BUSINESS-TO-CONSUMER - Venda de produtos feitos na Internet diretamente para o consumidor final.

BACKOFFICE -É a gestão interna de uma operação em e-commerce. Este processo inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, clientes, relatórios e etc.

BANNER - Propaganda em forma de imagem gráfica utilizada na página da Internet. Normalmente, possui um link direcionando para um site promocional ou que traga mais informações sobre o produto, serviço ou empresa.

BLACK HAT – São práticas antiéticas de SEO para posicionar bem um site em buscadores como o Google.

BLOG - é um site, ou uma área de um site voltado a disponibilizar informações sobre a empresa ou sobre um assunto específico, deve ter uma área para comentários dos visitantes.

BUSCA ORGÂNICA – Tráfego vindo do bom posicionamento orgânico (gratuito) em ferramentas de busca como o Google, em que os resultados são listados de acordo com a palavra-chave procurada.

CANONICAL TAG – Quando duas páginas ou mais têm o mesmo conteúdo (ou muito parecido), o conteúdo duplicado distribui a “força” dessas páginas entre elas. Com o uso da canonical tag, as ferramentas de busca transferem a autoridade de uma página para a outra.

CAUDA LONGA - São as palavras-chave que possuem um número baixo de buscas, mas que são muito boas para conversão. Geralmente, possuem um maior número de palavras chaves.

CERTIFICADO DIGITAL SSL -(Secure Sockets Layer) Protocolo de segurança para troca de informações sigilosas na Internet.

CLICK OU CLIQUE - Quando o usuário seleciona qualquer elemento da página, como um link ou banner,  usando a tecla do mouse.

CÓDIGO FONTE-  Arquivos codificados que geram o site. A maioria dos sites utiliza uma linguagem HTML.

COOKIES – São arquivos inseridos no navegador do usuário quando ele visita um site. Esse arquivo tem informações básicas como IP, preferência de idioma, etc. Em visitas futuras o site é possível identificar esse visitante e suas preferências.

CPC – Custo por Clique. É uma forma de cobrança de serviços como anúncios pagos (Adwords, por exemplo), no qual o pagamento é feito pelo número de cliques.

CPA – Custo por Aquisição. É uma forma de cobrança como o CPC, calculada em cima das conversões realizadas, e não dos cliques.

CPM (Custo por Mil) - Forma de cálculo para pagamento de anúncios. Um determinado valor é cobrado a cada mil vezes que um anúncio é impresso.

CRM – Customer Relationship Management (Gerenciamento do relacionamento com clientes). Softwares de CRM oferecem soluções para gestão de relacionamento com clientes, como organização e armazenamento de informações e controle de contatos (conversas, reuniões realizadas, agendamentos, etc.).

CTR – Sigla para Click through Rate, é o número de cliques dividido pelo número de impressões (visualizações) de um anúncio exibido, por exemplo, em serviços como Google Adwords. É importante para avaliar o desempenho dos anúncios, pois um anúncio com CTR baixo tem poucos cliques em relação a visualizações e geralmente custa mais caro, devendo ser otimizado.

EBOOK – É um Material educativo sobre algum assunto da área de atuação de uma empresa. São mais densos que posts em blogs e exploram mais a fundo o tema. 

E-COMMERCE - é um site com o objetivo de vender produtos ou serviços.

E-MAIL MARKETING - E-mail com objetivo comercial, de vender ou divulgar alguma promoção, produto ou serviço ou levar uma informação ao cliente.

E-PROCUREMENT - Site que tem por objetivo a aquisição de mercadorias, geralmente suprimentos.

E-ZINE -  Revista on-line enviada com regularidade a uma grande quantidade de leitores. 

ERRO 404 – Página de erro aparece quando um código de resposta que indica que o servidor não pôde encontrar o que foi solicitado, como uma página no site que não existe mais.

EXTRANET - É uma rede de computadores interligados exclusivos, montada, normalmente, para comunicação e desenvolvimento de negócios entre uma empresa, seus clientes e fornecedores.

FACEBOOK - Rede social muito utilizada no Brasil e com crescente número de usuários.

FAN-PAGE- é uma espécie de um perfil, criado no Facebook, porém voltado para área comercial. Ele é utilizado para divulgar empresas, profissionais liberais ou mesmo Blogs.

FAQS – (Frequently Asked Questions). São as dúvidas mais frequentes dos visitantes de um site com  a apresentação de suas respectivas respostas. É uma forma de facilitar o trabalho do call-center e suportes.

FLASH - Linguagem de programação que torna possível a animação de textos e figuras na Internet de forma interativa.

FEED - Arquivo gerado pelos blogs e sites, com suas últimas atualizações que são enviadas aos usuários automaticamente.

FORMULÁRIO DE CONVERSÃO – Campo que o visitante preenche em troca de algo (uma oferta, um cadastro para newsletter, entrar em contato com a empresa, etc.).

FTP – (File Transfer Protocol). É uma maneira mais rápida de transferir dados entre computadores interligados à Internet.

FUNIL DE VENDAS – Representação em pirâmide invertida dos diferentes estágios em que os potenciais clientes de uma empresa estão no processo de venda.

GATEWAYS DE PAGAMENTO - São interfaces utilizadas por empresas de e-commerce que servem para a transmissão de dados entre clientes, comerciantes e seus bancos.

GIF   - Abreviação de Graphic Interchange Format. É um formato gráfico com grande capacidade de compressão. A maioria das imagens na Internet é um GIF.

HEADING TAGS (H1, H2, H3) – Recursos de programação HTML para apresentar os títulos e subtítulos de uma página. A tag H1 é um dos elementos mais importantes de uma página e é um dos critérios analisados pelo Google para posicionar o seu site nos resultados de busca.

HIPERLINK – Conteúdo clicável em uma página que leva para outra página, site ou outra parte da mesma página. Pode estar inserido em um texto, botão ou imagem.

HOME PAGE - É a primeira e mais importante página de um site.

HOSPEDAGEM - É o processo de armazenagem de páginas na Internet em um computador denominado servidor. Este equipamento está conectado ininterruptamente a uma rede mundial que liga os computadores.

HOST - Computador conectado à Internet onde um site é hospedado para poder ser acessado pelos usuários.

HOT SITE- um pequeno site voltado a promover especificamente um produto ou serviço de uma empresa.

HTML – (Hypertext Mark-up Language), É uma linguagem de marcação utilizada para programação de páginas na web.

INTRANET - O conceito é o mesmo da Internet, mas o acesso não é aberto, ou seja, apenas pessoas autorizadas podem acessar uma Intranet. Normalmente, é usada por empresas ou instituições para comunicação entre os funcionários.

IP –  (Internet Protocol). É um protocolo utilizado para trafegar os dados da Internet, utilizado para referenciar o endereço IP que é um número único que cada conexão de Internet possui.

JPEG – (Joint Photografic Expert Groups). É um formato de arquivo de imagem utilizado com frequência na Internet.

KEYWORDS - mesmo que Palavra-chave.

KEYWORDS STUFFING - Técnica de Black Hat que visa melhorar o posicionamento de um site na busca orgânica, por meio da repetição de uma palavra-chave dentro de uma página.

LANDING PAGE – Qualquer página que sirva como porta de entrada de um visitante do seu site, costuma ser mais utilizada como uma página criada com um propósito específico de conversão.  O caso mais comum é a página com o formulário para conversão de visitantes em Leads.

LAYOUT – É como uma página é desenhada. O layout de uma página vai depender da criatividade e do conteúdo que ela vai conter, pensando sempre na melhor usabilidade para o usuário.

LEAD – Pessoa que deixou seus dados em um formulário de conversão e demonstrou interesse na empresa, produtos ou serviço, podendo ser considerado um potencial cliente.

LINK - Conexão entre duas páginas ou dois sites. Quando o Internauta seleciona uma palavra ou figura com link é levado ao assunto desejado, que pode estar em outra página do site ou mesmo em outro site.

LINK BUILDING  – É o processo de conseguir mais links externos para o site com o intuito de melhorar o posicionamento nas ferramentas de busca. Deve ser feita de forma natural, com outros sites relevantes e que atuem no mesmo mercado ou próximos, o Google penaliza sites com troca de links irrelevantes ao usuário.

LINKS PATROCINADOS – São anúncios pagos exibidos com destaque em páginas de resultados de uma busca ou em sites afiliados (rede de Display). Em muitos casos o termo é usado como sinônimo do Google Adwords. Na página de resultados, são exibidos de acordo com as palavras-chave usadas na busca e na rede de display, de acordo com o tema relacionado.

LOGIN - Identificação de um usuário na rede solicitada para serviços exclusivos ou personalizados. O login é formado por uma senha e uma identificação.

LOGOUT - Ação realizada para sair de uma página na qual o usuário tenha feito o login.

MAILING LIST - Lista de distribuição de endereços eletrônicos ou e-mails.

META DADOS – São os dados que falam para as ferramentas de pesquisa sobre o que se trata um site ou página.

META DESCRIÇÃO (Meta Description) – É uma breve descrição de uma página, que aparece nos resultados das buscas e auxilia a atrair visitantes ao site, pois resume o conteúdo da página nos resultados dos buscadores.

META TAGS - são informações que ficam dentro do código HTML e que não são visíveis ao visitante. São muito importantes para os mecanismos de busca. As metas tag mais importantes são: Title (título da página) e Description (descrição da página).

MOBILE – Termo usado para se referir a celulares ou dispositivos móveis.

MOBILE MARKETING - Uso de dispositivos móveis para atividades de Marketing.

NO FOLLOW – Atributo posto em links para que não sejam rastreados pelas ferramentas de busca, de modo a não passar autoridade para a página de destino.

OPT-IN – É a escolha de optar por receber informações via e-mail ao inscrever o endereço de e-mail em um formulário de um site, dando assim permissão para entrarem em contato com o usuário.

PAGE VIEWS - Número total de vezes que uma página é  visualizada pelos Internautas.

PAGE RANK – Algoritmo para avaliar os sites em uma escala de 0 a 10, que engloba uma série de fatores de avaliação, como a estrutura, número de pageviews, taxa de rejeição, relevância do conteúdo, links etc.

PAGE TITLE – Texto que aparece na aba de seu navegador quando abre uma página e também como linha de destaque na página de resultados. É um dos elementos mais importantes em SEO, então deve conter as palavras-chave de maior importância de cada página do site.

PALAVRA CHAVE – resume o tema principal de um texto, frase, parágrafo etc. É baseado nesses termos que são feitos os esforços de otimização de uma página. Indica os termos que o usuário utiliza ao fazer uma busca.

POP UP - Janelas flutuantes que se abrem sobrepondo a tela do browser. Muito utilizada para notícias importantes ou promoções, é uma propaganda invasiva.

REDE DE DISPLAY DO GOOGLE- Grande rede de sites (blogs, portais, etc.) em que os anúncios de campanhas do Google Adwords são exibidos.

REDIRECIONAMENTO 301 (REDIRECT 301) – Direcionar uma página para outro endereço.

REMARKETING (OU RETARGETING) – Exibição de anúncios após a visita de um usuário a um site acontece pela instalação de cookies no computador do usuário.

ROI (Return on Investment) – É a relação entre o dinheiro ganho ou perdido e o que foi investido em seus esforços de marketing.

ROBOTS.TXT É o arquivo que informa aos sites de busca o que não deve ser indexado.

SEM (Search Engine Marketing) - Conjunto de estratégias de marketing com o objetivo de promover um site nas páginas de resultados dos buscadores. Geralmente o SEM é dividido entre SEO e anúncios em Links Patrocinados.

SEO (Search Engine Optimization) – Conjunto de técnicas, estudos e métodos que visam melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca. 

SITEMAP- Arquivo com uma lista de links de onde se podem alcançar todas as páginas de um site, ou as mais importantes.

TAXA DE CONVERSÃO – Porcentagem de visitantes que realiza a conversão desejada. Se a taxa de conversão de uma Landing Page for 60% isso quer dizer que 60 em cada 100 visitantes viraram Leads.

TAXA DE REJEIÇÃO - Percentual de pessoas que acessaram um site e entraram em uma única página. São pessoas que encontram todas as informações que precisam em apenas uma página ou é a pessoa não gostou do conteúdo do site e saiu.

TESTE A/B – Teste feito com duas versões diferentes de uma página, para avaliar qual tem o melhor desempenho.

WEB ANALYTICS – É a ação de mensurar, coletar, analisar e reportar os dados da Internet, com o propósito de entender e melhorar a usabilidade dos usuários e melhorar os resultados das ações em seu site e outros canais digitais.

WEB DESIGNER - Profissional responsável pela criação de sites para web.

YOUTUBE - Mídia social de compartilhamento de vídeos.

XML  -   Linguagem e protocolo de comunicação entre sistemas que permitem troca de informações, dados e procedimentos.







Fonte: Tese de Mestrado em Gestão de E-commerce. Roberto Lion Motta

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